A importância do bem-estar animal na pecuária leiteira

Para a produção de leite com qualidade e alcance de sucesso na atividade é preciso atenção às condições de manejo dos animais. Elas devem ser avaliadas de acordo com as necessidades do rebanho, pois são importantes para que as vacas produzam com eficiência.

Ofereça água e alimento em quantidade suficiente para garantir a boa nutrição; reduza a permanência dos animais em condições que lhe causem desconforto; evite que as vacas sejam acometidas por dores e doenças.

A adoção destas medidas no manejo traz o aumento da produção dos animais, no entanto, a condução sem que haja atenção a estas necessidades poderá levar há diminuição das condições de bem-estar das vacas. Quando isso ocorre, o rebanho fica vulnerável a desordens metabólicas e doenças que levam a perdas de produtividade e rentabilidade da propriedade.

É importante lembrar que os sistemas de produção de leite variam com relação ao tamanho do rebanho e às formas de alimentação dos animais. Mas, independente do sistema adotado e das características de cada propriedade, as boas práticas de manejo devem ser estabelecidas.

Fonte: http://lebct.com.br/75b3e

Tags