Você sabe a diferença entre os tipos de leite A, B e C?

O leite de vaca é o mais consumido no mundo e é classificado em tipos A, B e C, de acordo com a quantidade de microrganismos presentes neles. Para cada categoria, a legislação federal estabelece um padrão de higiene na ordenha, transporte, armazenamento e pasteurização. Veja a diferença entre eles:

Tipo A: é ordenhado mecanicamente, pasteurizado e embalado na própria fazenda. O leite tipo A e o tipo B quase não apresentam diferenças, sendo que o A contém mais gordura e menos proteína do que o B.

Tipo B: a ordenha também é mecânica, as vacas ficam em estábulos, e o armazenamento e o transporte devem ter refrigeração. A pasteurização desse tipo de leite não ocorre na fazenda.

Tipo C: as vacas ordenhadas ficam no pasto e a ordenha pode ser mecânica ou manual. O leite é armazenado e transportado em temperatura ambiente da fazenda até a usina onde será pasteurizado, por isso a contagem de bactérias nesse tipo pode ser muito alta. Os tipos A e tipo B possuem mais de 3% de gordura, enquanto que no C ela é reduzida a menos de 3%. Para que se tenha um leite de qualidade, os animais ordenhados devem estar em boas condições sanitárias e com as vacinas contra brucelose e febre aftosa em dia. Devem ter os pelos da cauda e do úbere aparados, pois essas partes são as maiores propagadoras de microrganismos.

Fonte: http://lebct.com.br/a4b40

Tags